ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA GESTÃO PÚBLICA PÓS PANDEMIA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA GESTÃO PÚBLICA PÓS PANDEMIA
978-65-89826-61-3
2021
232
15
1
1
B. C. SILVA
B. C. SILVA
K. L. A. CONFESSOR
K. L. A. CONFESSOR
A administração pública brasileira possui desafios complexos intrínsecos ao seu processo constitutivo e que na atual conjuntura pandêmica deixaram latente em diversos temas do direito administrativo e da gestão pública sob a ótica da análise das capacidades e respostas estatais de enfrentamento à crise. Nessa perspectiva quais os desafios e dilemas pós pandemia que esperam o Estado brasileiro na área da saúde, educação, economia, governança e transparência pública, previdência social, burocracia e serviços públicos, considerando os efeitos da pandemia e sua vulnerabilidade social, tendo o caminho da ação pública para atingir os interesses da coletividade e do Estado. A pandemia da Covid-19 implicou em diversas mudanças paradigmáticas que demandam necessidade reconfigurações da Administração Pública e, portanto, esta obra contempla um conjunto de reflexões sobre os desafios e perspectivas da gestão pública no contexto durante e pós-pandemia. A obra Administração Pública: Desafios e perspectivas da gestão pública pós pandemia consiste em uma coletânea de 15 cápítulos voltados para discutir aspectos relacionados a Administração Pública e foi produzida por docentes e estudantes do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Em suas primeiras obras discute-se sobre os aspectos da transformação digital na gestão Pública, contemplando o acesso aos serviços públicos digitais e a transitoriedade do governo eletrônico para o governo digital. De forma específica é apresentado a reconfiguração adotado pelo tribunal de justiça em seus procedimentos processuais de comunicação. A pandemia da Covid-19 também ocasionou necessidades de adaptações no formato do trabalho. Teletrabalho, home-office, aulas remotas, reuniões virtuais tornaram-se constantes mediante as necessidades de manter o isolamento social e prosseguir com trabalho. Sendo assim, os capítulos seguintes têm como temática central o trabalho remoto ao discutir as novas ferramentas de gestão; as perspectivas para efetivação do teletrabalho; a produtividade no serviço público durante o período de home-office. Um dos principais fundamentos da Administração Pública é a supremacia do interesse público sobre o interesse particular. Nesse sentido, esta obra também aborda estudos voltados para a análise da eficiência e eficácia da Administração Pública em âmbito municipal e federal. Por fim, esta coletânea apresenta uma narrativa do fomento ao empreendedorismo no contexto da pandemia e uma discussão sobre a mediação e conciliação de conflitos em universidades públicas.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.