MADEIRA DE CALABURA: DA CIÊNCIA BÁSICA AO USO MADEIREIRO
MADEIRA DE CALABURA: DA CIÊNCIA BÁSICA AO USO MADEIREIRO
978-65-5360-554-1
2024
200
10
1
1
Fabricio Gomes Gonçalves
Gonçalves, Fabricio Gomes
Izabella Luzia Silva Chaves
Chaves, Izabella Luzia Silva
Emilly Soares Gomes da Silva
Silva, Emilly Soares Gomes da
Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho
Segundinho, Pedro Gutemberg de Alcântara
Neste livro são apresentados resultados de pesquisas científicas de alunos de iniciação científica, especificamente em trabalhos envolvendo a espécie florestal Muntingia calabura. Tais estudos foram possibilitados a partir de Editais fomentados pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica. Esta é uma realização em conjunto e fruto de quatro anos dedicados ao estudo da espécie, com envolvimento de discentes de graduação de Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira, estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais a nível de mestrado e doutorado, e professores do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira (UFES), além de professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (campus de São Félix do Xingu). A obra é agrupada em 10 capítulos, organizados em uma sequência de caracterização da madeira (anatomia, propriedades físicas, mecânicas, químicas e energéticas), usos (elementos colados e suas propriedades mecânicas), elementos reconstituídos (painéis aglomerados e suas propriedades físicas e mecânicas), e resistência a organismos xilófagos (fungos de podridão parda e mole, e térmitas de madeira seca, com e sem extratos naturais de espécies amazônicas). Para finalizar o livro, traz-se uma análise de agrupamento com todas as propriedades relacionadas ao uso da madeira de calabura encontradas nos capítulos. Em conjunto, na fabricação dos painéis foram utilizadas outras espécies madeireiras (eucalipto, pinus e angico vermelho). Esperamos que esse E-book possa trazer importantes contribuições e sugestões de uso para a madeira da Muntingia calabura, sobretudo instigando novas pesquisas relacionadas à espécie em plantios silviculturais, possibilitando assim, novas oportunidades de negócios aos produtores rurais envolvidos com a produção de madeira. Fecha-se assim, um ciclo nessa pesquisa, com o dever cumprido na formação de recursos humanos. Agradecemos aos órgãos de fomento à Pesquisa, como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo - FAPES e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, os quais em seus editais nos viabiliza bolsas de pesquisas e nos possibilita incrementar a infraestrutura dos laboratórios envolvidos e investir na continuidade da ciência com produções relevantes que permitem a ampliação do conhecimento entre pesquisadores e comunidade em geral. Convidamos você, estimado leitor, a ampliar os conhecimentos sobre essa espécie em diferentes âmbitos de aplicação por meio desta obra.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.