RESISTÊNCIA NATURAL DA MADEIRA DE TECA AO ATAQUE DO CUPIM CORNITERMES BEQUAERTI EMERSON, 1952
![](assets/images/openaccess.jpg)
![](https://downloads.editoracientifica.com.br/images/202010/1603933778_Livro 19 - Engenharia Florestal - Volume - 200x300.png)
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
RESISTÊNCIA NATURAL DA MADEIRA DE TECA AO ATAQUE DO CUPIM CORNITERMES BEQUAERTI EMERSON, 1952
Rafael Gonçalves Siqueira
Joelson Lima Ferreira
Wescley Viana Evangelista
Juliana Garlet
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
29/10/2020
759-778
58
O objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência da madeira de alburno e cerne de moirões de teca (Tectona grandis L.f., 1782), tratados e não tratados com CCA, ao ataque do cupim Cornitermes bequaerti Emerson, 1952, em ensaio de preferência alimentar. Foram confeccionados corpos de prova com dimensões 2,5 x 2,5 x 1,0 cm (direções tangencial, axial e radial, respectivamente), retirados de amostras de alburno e cerne de moirões de teca tratados e não tratados com CCA, usando-se a madeira de Pinus sp. como testemunha, totalizando cinco tratamentos. No ensaio de preferência alimentar, os corpos de prova foram submetidos a ação de uma colônia de Cornitermes bequaerti, coletada no município de Alta Floresta, estado de Mato Grosso, por 45 dias. Após esse período avaliou-se a perda de massa e o desgaste médio sofrido pelas madeiras. Observou-se que a madeira do alburno dos moirões não tratados e a madeira de Pinus sp. foram os tratamentos mais susceptíveis ao ataque do cupim Cornitermes bequaerti quanto a perda de massa e desgaste médio. As madeiras de cerne dos moirões tratados e não tratados e a madeira de alburno dos moirões tratados foram os que apresentaram maiores resistências ao ataque desse cupim. Apenas a madeira de alburno dos moirões não tratados apresentou correlação significativa com a densidade aparente da madeira. Conclui-se que o tratamento preservativo dos moirões de teca com CCA conferiu certa resistência a madeira de alburno ao ataque do cupim Cornitermes bequaerti, não tendo nenhum efeito significativo sobre a madeira de cerne.
Ler mais...Tectona grandis; tratamento preservativo; madeira tratada; cerne e alburno; cupins.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.