ENSAIOS DE RESISTÊNCIA À BIODETERIORAÇÃO POR FUNGOS E TÉRMITAS EM PAINÉIS DE PARTÍCULAS
![](assets/images/openaccess.jpg)
![](https://downloads.editoracientifica.com.br/images/202010/1603933778_Livro 19 - Engenharia Florestal - Volume - 200x300.png)
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
ENSAIOS DE RESISTÊNCIA À BIODETERIORAÇÃO POR FUNGOS E TÉRMITAS EM PAINÉIS DE PARTÍCULAS
Fabricio Gomes Gonçalves
Juarez Benigno Paes
Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho
Izabella Luzia Silva Chaves
Alice Soares Brito
Emilly Soares Gomes da Silva
Rafael Gonçalves Espósito de Oliveira
Yonny Martinez Lopez
Félix Queiroz de Jesus
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
29/10/2020
362-379
27
Dentre os painéis de madeira reconstituída, aqueles de média densidade (medium density particleboard - MDP) estão entre os mais produzidos e utilizados no mundo pelas indústrias moveleiras e construção civil. Assim, é fundamental a realização de estudos que avaliem as propriedades dos MDP, dentre elas, a resistência a organismos potencialmente causadores de deterioração de produtos lignocelulósicos. Neste contexto, este capítulo aborda alguns estudos à respeito deste tema, sobretudo em painéis constituídos com resíduos lignocelulósicos. Para a produção de MDP, os adesivos mais utilizados comercialmente são aqueles à base de ureia-formaldeído e fenol-formaldeído. Mas, aqueles à base de taninos e de poliuretano de mamona também são pesquisados, para as mais diversas finalidades. A maioria dos MDP são produzidos com madeiras de baixa e média densidade, tanto de coníferas, quanto de folhosas. Durante o uso ou armazenamento, os painéis estão sujeitos ao ataque de fungos e insetos (principalmente térmitas ou cupins). Dentre os fungos, os mais estudados são os de podridão branca (Trametes versicolor e) e parda (Gloeopyllum trabeum). Em relação as térmitas, muitos trabalhos abordam o ataque de cupins de madeira seca (Cryptotermes brevis) e aqueles de solo ou arborícolas, como Coptotertmes gestroi, C. formosus e aqueles do gênero Nasutitermes, dentre eles o N. corniger.
Ler mais...Compostos lignocelulósicos, Fungos e térmitas xilófagos, Ensaios biológicos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.