TRAMAS DA NARRATIVA: IMAGINÁRIO E HISTÓRIA NO FILME LAVOURA ARCAICA (2001)



TRAMAS DA NARRATIVA: IMAGINÁRIO E HISTÓRIA NO FILME LAVOURA ARCAICA (2001)
978-65-83998-96-5

2025
46
0
1
1
Matheus Silva Falcão
Falcão, Matheus Silva
Rodrigo Poreli Moura Bueno
Bueno, Rodrigo Poreli Moura
Este trabalho tem como objetivo estudar o filme Lavoura Arcaica (Luís Fernando Carvalho, 2001), concebido do romance homônimo de Raduan Nassar (1975), e a partir disso extrair elementos que nos proporcionarão enxergar os mesmos como possibilidades e caminhos não somente à análise fílmica e literária, mas também à linguagem historiográfica. Vê-se aqui a representação de um imaginário religioso híbrido, amalgamado a partir da junção do islamismo e do cristianismo, característica própria da cultura sírio-libanesa à qual Nassar estaria inserido. Também será feita uma discussão relativa à problemática das adaptações fílmicas de obras literárias, por vezes vistas como inferiores ou de menor envergadura e importância quando comparadas às narrativas literárias, levando em conta a especificidade de cada uma e não a sua identicidade em todos os sentidos, propostas e formatos. Procurar-se-á apontar alguns autores e suas respectivas obras que conceituam de formas distintas o que seria imaginário em diferentes áreas científicas, endossando, portanto o olhar sobre as obras literária e fílmica aqui expostas a partir do seu caráter autônomo e particular, agregadas à historiografia, partindo do pressuposto de que esta pode-se utilizar da imagem e da narrativa literária num viés de aproximação entre campos científicos diversos.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

