EM DEFESA DO AGRO BRASILEIRO



EM DEFESA DO AGRO BRASILEIRO
978-65-5360-879-5

2025
70
0
1
1
Eduardo Allgayer Osorio
Osorio, Eduardo Allgayer
Este livro reúne uma sequência de artigos de autoria do Engenheiro Agrônomo Eduardo Allgayer Osorio, Professor Titular Aposentado da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, da Universidade Federal de Pelotas, publicados em jornais nos últimos anos com o intuito de esclarecer a opinião pública sobre a realidade do agro brasileiro, desfazendo narrativas frequentemente veiculadas nos meios de comunicação com o intuito de detratar o agronegócio e depreciar o produtor rural, que trabalha incansavelmente para garantir alimentos saudáveis, acessíveis e de qualidade nas mesas dos brasileiros e de milhões de consumidores em centenas de outros países. O agro brasileiro é tocado por mais de cinco milhões de produtores rurais, que trabalham incansavelmente, de sol a sol, como agentes transformadores da realidade do campo. São homens e mulheres que carregam nos ombros a responsabilidade de alimentar e vestir a população, levando com esforço, talento e empreendedorismo a evoluirmos da situação de país importador de alimentos, vivenciada até a década de 1970, para a posição atual de proeminente fornecedor mundial de alimentos, fibras e energia sustentável. Responsável por 10% da produção mundial de grãos, oleaginosas e carnes, o agro brasileiro gera um quarto dos empregos no país e responde por 25% do PIB nacional. Por sua capacidade empreendedora, usando o conhecimento e as tecnologias geradas nas instituições de pesquisa nacional, o produtor rural fez do agro brasileiro a potência que hoje é. Pelo que realiza, com enorme esforço, desvelo e maestria, merece ser respeitado e receber a mais elevada admiração.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.