VEIA JUGULAR EXTERNA DUPLA: UM RELATO DE CASO



VEIA JUGULAR EXTERNA DUPLA: UM RELATO DE CASO
José Aderval Aragão
Isaías Felipe dos Santos
Myrla Lorenna Andrade Cruz
Luís Henrique Santos Fortes
Marcelo Diaz Nascimento
Gladson Gomes de Souza
Francisco Prado Reis

31/03/2022
332-338
34
A veia jugular externa (VJE), formada pela união das veias retromandibular e auricular posterior, está localizada na região anterolateral do pescoço, profundamente ao músculo platisma, e é responsável pela drenagem do suprimento sanguíneo venoso superficial da cabeça e pescoço. Variações na formação, curso e término da VJE tem sido relatado na literatura, sendo as mais comuns as fenestrações e duplicações. O objetivo do presente trabalho foi relatar uma duplicação da veia jugular externa direita em um cadáver adulto do sexo masculino. Foi encontrada uma veia jugular externa lateral formada pela união da veia retromandibular e auricular posterior e uma veia jugular externa medial formada pela junção das veias submental e facial, ambas desembocando em um tronco comum das jugulares. Como a veia jugular externa é uma importante via de acesso venoso, admitimos que o conhecimento dessa variação pode ser importante, em especial, para médicos intervencionistas e radiologistas, auxiliando em procedimentos vasculares, como cateterismo e exames angiográficos, a fim de prevenir lesões inadvertidas.
Ler mais...Veia jugular externa; Veia facial; Veia auricular posterior; Veia retromandibular; Fenestração; Duplicação; Variação anatômica.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.