TRILHANDO “VELHOS” E “NOVOS” CAMINHOS: A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. (REVISÃO INTEGRATIVA DE PUBLICAÇÕES DO ENEQ)
TRILHANDO “VELHOS” E “NOVOS” CAMINHOS: A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. (REVISÃO INTEGRATIVA DE PUBLICAÇÕES DO ENEQ)
Elizângela Barroso Vila Nova
Aldilene Lima Coelho
20/11/2021
186-218
11
No contexto atual, muito se tem mencionado acerca de metodologias que auxiliem os professores no processo de ensino e aprendizagem, principalmente devido o momento pandêmico, o qual exigiu que os professores trabalhassem com metodologias que simultaneamente aproximasse o aluno da escola e o mantivesse protegido pelo distanciamento social. As metodologias ativas enquanto ferramentas que buscam auxiliar o trabalho dos docentes dentro e fora da sala de aula, devem ser diversificadas, dinâmicas e realizáveis, podendo ser fomentadas ou não pelas tecnologias digitais. Estas metodologias possibilitaram a manutenção de objetivos educacionais e afetivos com os alunos, mesmo em contextos adversos, como este que vivenciamos. Este estudo buscou investigar a utilização de metodologias ativas no ensino de Química na educação básica, tendo em vista o ensino colaborativo a partir de uma revisão integrativa, apontando os principais desafios encontrados pelos docentes na sua utilização. Como procedimentos metodológicos foi realizada a revisão integrativa e para levantamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo a partir das publicações do Encontro Nacional de educação em Química (ENEQ) dos anos de 2016 e 2018. A partir das publicações foi possível detectar as metodologias ativas utilizadas, indicando os contratempos enfrentados pelos docentes para sua aplicação. Nessa ocasião, percebeu-se que apesar de algumas dificuldades no uso das metodologias, elas facilitaram e auxiliaram o ensino aprendizagem melhorando essencialmente as relações interpessoais no ambiente educacional. Concluiu-se que o uso das metodologias na abordagem ativa, não garantem exclusivamente um aprendizado expressivo e, tampouco, representam a solução para os problemas na educação, no entanto, confirmaram-se como valiosas ferramentas diversificadas, motivadoras e colaborativas das quais os docentes fizeram uso, na perspectiva de trazer para o ensino de Química, um caráter prazeroso, estimulante e predisposto à construção do conhecimento de forma proativa e significante.
Ler mais...Metodologias ativas, Ensino de Química, Educação Básica, Formação docente continuada.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.