REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Christiano Lima Santos
Diego Santana Silveira
Isaias De Almeida Santos
Eliane Nery Pereira Dos Santos
30/09/2022
172-187
13
O pesquisador Jacques Delors, em relatório expedido para a UNESCO sobre a Educação para o século XXI, cita quatro pilares para a verdadeira aprendizagem: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Um dos desafios das instituições responsáveis pela Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é cumprir o pilar "aprender a fazer", essencial para a boa formação técnica profissional. Desafio ainda maior em disciplinas da área de Tecnologia da Informação relacionadas à construção de sistemas computacionais, que por vezes apresentam uma visão fragmentada de parte de um processo maior e mais dinâmico. Chris Crawford aponta quatro elementos que caracterizam o jogo, são eles: representação, interação, conflito e segurança. Assim, a partir de uma reflexão sobre os mesmos, percebe-se que a adoção de jogos na EPT pode-se apresentar como uma abordagem alinhada com o “aprender a fazer”, uma vez que oferece um “ambiente virtual e seguro, no qual os seus participantes podem assumir papéis e interagir de forma a resolver algum tipo de conflito”. Assim, este trabalho visa efetuar uma revisão sistemática sobre Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), buscando-se conhecer o estado da arte da pesquisa e exploração dos jogos no ambiente educacional.
Ler mais...Aprendizagem Baseada em Jogos, Jogos na Educação, Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Jogos na Educação Profissional.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: METODOLOGIAS, TÉCNICAS E AMBIENTES EM PESQUISA
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.