REFLEXOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NO DIREITO HUMANO E FUNDAMENTAL AO TRABALHO> BREVE ANÁLISE DO ART. 29, DA MP N. 927/2020 E A DECISÃO DO STF

Code: 210906124
Downloads
2
Views
188
Compartilhe
Título

REFLEXOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NO DIREITO HUMANO E FUNDAMENTAL AO TRABALHO> BREVE ANÁLISE DO ART. 29, DA MP N. 927/2020 E A DECISÃO DO STF

Autores:
  • Ygor Matheus dos Santos Queiroz

  • Sílvia Leiko Nomizo

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210906124
    Publicado em

    31/10/2021

    Páginas

    241-255

    Capítulo

    16

    Resumo

    A facilidade de mobilidade das pessoas em todo o planeta, decorrente do intenso processo de globalização, foi e continua sendo um dos fatores determinantes para a propagação de doenças virais que acarretam surtos em grande contingente populacional, as pandemias. A pandemia ocasionada pelo Coronavírus (COVID-19) acarretou problemas de ordem individual, social e coletiva a todas as pessoas, em âmbito mundial. Diante deste contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar os reflexos da pandemia da COVID-19 no direito humano e fundamental ao trabalho, especialmente, quanto à sua classificação como doença ocupacional ou não, a partir da análise dos diversos textos normativos editados na tentativa de regulamentar a situação atípica surgida em território nacional. Para a elaboração deste trabalho adotou-se o método dedutivo, mediante realização de pesquisas bibliográfica e documental em material impresso e digital, de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Ao final, pode-se concluir que, de acordo com os textos normativos editados para regulamentar as relações trabalhistas durante a pandemia em conjunto com o entendimento prevalecente do Supremo Tribunal Federal (STF) a infecção pelo Coronavírus é considerada com doença ocupacional do trabalho, passível de todas as implicações na seara trabalhista e previdenciária cabíveis à hipótese.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Pandemia do Coronavírus (COVID-19), Estado de calamidade pública, Doença ocupacional do trabalho, efetivação dos direitos humanos e fundamentais.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.