RAZÃO PÚBLICA E DEMOCRACIA DELIBERATIVA A PARTIR DA ATUAÇÃO DE AMICI CURIAE EM PROCESSOS JUDICIAIS DE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
RAZÃO PÚBLICA E DEMOCRACIA DELIBERATIVA A PARTIR DA ATUAÇÃO DE AMICI CURIAE EM PROCESSOS JUDICIAIS DE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Juliana De Araújo Queiroz
30/12/2023
690-705
48
A pesquisa investiga a atuação de amici curiae em processos judiciais de controle de constitucionalidade como forma de democratizar o debate público e contribuir para a justificação pública da razão pública formada pelo tribunal. Parte-se dos pressupostos filosóficos da justiça como equidade de John Rawls, adotada como teoria de base da pesquisa. Na justiça como equidade, um tribunal constitucional é o local exemplar de exercício da razão pública, pois deve torná-la continuamente apropriada. A pesquisa estuda a atuação da sociedade civil, por meio de amicus curiae, no processo constitucional como suporte para a razão pública do Supremo Tribunal Federal alinhado com a democracia, ao passo que reflete em um meio para fortalecê-la. A pesquisa responde o problema: a atuação de amici curiae em processos judiciais de controle de constitucionalidade democratiza o debate público e contribui para justificar a razão pública do Tribunal? Trata-se de pesquisa qualitativa, que utiliza recursos bibliográficos e documentais, de fonte primária. Os dados são levantados por técnica de documentação indireta, com pesquisa documental e bibliográfica. A primeira parte do trabalho visa a compreender a justiça como equidade de John Rawls. Em seguida, estuda-se a razão pública e o papel que o Tribunal Constitucional exerce como legitimador da razão pública. Por fim, aborda-se como a atuação de amici curiae se relaciona com a razão pública e pode contribuir para a legitimidade democrática e a estabilidade da razão pública em decisões tomadas pelo Supremo Tribunal Federal. O argumento central da pesquisa propõe que ouvir a sociedade em fóruns públicos de deliberação, por meio da atuação de amici curiae, e considerar os documentos e argumentos levados por eles ao fórum judicial, democratiza o debate público e contribui para justificar a razão pública do Tribunal. Isso confere legitimidade democrática e estabilidade à razão pública em decisões do Supremo Tribunal Federal.
Ler mais...Amicus Curiae. Controle de Constitucionalidade. Justiça como equidade. Razão Pública. Supremo Tribunal Federal.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.