QUALIDADE DO SONO: RESULTADOS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO



QUALIDADE DO SONO: RESULTADOS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO
Sara Siqueira Bittencourt Adelio Rios
Brenda dos Santos de Paula
Milena Silva da Silveira
Lucas Silva da Silveira
Leandro Silva da Mata
Breno Teixeira Ventura
Brunno Silva Freitas
Ana Carolina Costa Miranda de Araújo
Jhonathan de Mattos Fernandes
Maria Clara da Silva Albuquerque
Mariana de Oliveira Leonor
Ruth Ellen da Silva Reis
Victória Barbosa de Medeiros
Juan Pacheco Ladeira
Michelly Lopes Boechat
Thiago Teixeira Guimarães

09/07/2025
112-125
7
Este projeto teve como objetivo entender como a resiliência se manifesta no enfrentamento de desafios pessoais entre usuários de Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de São Gonçalo, Rio de Janeiro. Participaram da pesquisa de opinião e receberam cartilhas sobre o assunto 38 pessoas de três diferentes UBS (Mutondo, Água Mineral e Bandeirantes). Dentre os resultados, destaca-se a observação de que os participantes em situação de maior vulnerabilidade apresentam maiores dificuldades para lidar com situações estressantes e desafios do cotidiano. A resiliência na Atenção Primária à Saúde se constrói de forma coletiva e é fundamental para assegurar a continuidade e a qualidade do cuidado. Seu fortalecimento requer investimento institucional, valorização das práticas desenvolvidas nos territórios e ações voltadas para promoção da saúde mental e fortalecimento dos vínculos comunitários.
Ler mais...Vulnerabilidade social; Envelhecimento; Sistema Único de Saúde; Qualidade do cuidado; Participação comunitária
MEDICINA E ESTILO DE VIDA: CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA À SAÚDE PÚBLICA DE SÃO GONÇALO
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.