PROPOSTA TERAPÊUTICA E PROGNÓSTICO DA SÍNDROME WERNICKE KORSAKOFF: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
PROPOSTA TERAPÊUTICA E PROGNÓSTICO DA SÍNDROME WERNICKE KORSAKOFF: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Isabela Moreira Melo
Ana Paula Fagundes Jorge
Gabriela Martins Guimarães Caetano
Jorge Vieira Mesquita
31/10/2022
321-337
29
Objetivo: Realizar uma abrangente revisão de literatura sobre essa patologia neurológica enfatizando seu tratamento e prognóstico. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de revisão sistemática em fontes eletrônicas a partir de acessos ao portal da Biblioteca Virtual em Saúde disponíveis gratuitamente, na íntegra e publicados entre janeiro de 2020 a julho de 2022. Ao todo 21 artigos foram considerados adequados uma vez que atenderam aos critérios finais de inclusão. Resultados: Os autores são unânimes em recomendar a terapia de reposição de tiamina. A dosagem de tiamina recomendada foi diversificada, variando entre 200 mg/dia a 1200 mg/dia sendo na maioria das vezes administrada via endovenosa e diminuindo à medida que o tratamento evolui. Constatou-se um mau prognóstico para essa síndrome, principalmente quando há atraso no diagnóstico ou quando há reposição inadequada de tiamina. Conclusão: A dosagem ideal de tiamina, assim como a frequência e duração da administração permanecem controversas e que, como esta síndrome gera lesões nas estruturas cerebrais, seu tratamento deve apresentar abordagem multidisciplinar direcionado tanto ao paciente quanto aos seus familiares.
Ler mais...Síndrome alcoólica de Wernicke Korsakoff, Deficiência de tiamina, Abordagem terapêutica, Fatores prognósticos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.