PROPOSTA DE PROJETO APLICATIVO COM FOCO NO AGRAVO EM SAÚDE SÍFILIS NA GESTAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 210303941
Downloads
44
Views
444
Compartilhe
Título

PROPOSTA DE PROJETO APLICATIVO COM FOCO NO AGRAVO EM SAÚDE SÍFILIS NA GESTAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
  • Laís Barros Weber

  • Beatriz Gomes da Fonseca

  • Andressa Marques Cunha Lisboa

  • Maria Eduarda Bertoni Borges

  • Magda de Mattos

  • Claudineia de Araújo

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210303941
    Publicado em

    28/04/2021

    Páginas

    152-166

    Capítulo

    14

    Resumo

    O Projeto aplicativo é uma proposta de intervenção e transformação da realidade, que deve ser potente, viável e factível. Tal metodologia é baseada nos fundamentos do planejamento estratégico situacional e visa produzir inovações, processos ou produtos da área da saúde. O objetivo do presente trabalho é descrever uma proposta de Projeto Aplicativo com foco no agravo em saúde sífilis durante a gestação. Trata-se de um relato de experiência sobre o processo de construção desse Projeto Aplicativo, realizado por estudantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), edição Interprofissionalidade, da Universidade Federal de Rondonópolis em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Devido a pandemia Covid-19 as reuniões para a elaboração do Projeto Aplicativo ocorreram via remota através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Participaram das reuniões discentes, tutores e preceptores das áreas de medicina, enfermagem, psicologia e biologia integrantes do PET-Saúde/Interprofissionalidade. Levantou-se questionamentos acerca das necessidades de saúde e desafios na assistência aos usuários de uma estratégia de saúde da família e o tema definido foi a sífilis na gestação. A partir disso buscou-se estratégias para enfrentar as dificuldades relatadas considerando todas as áreas da saúde envolvidas e o conhecimento das competências colaborativas. Portanto, a elaboração e planejamento do Projeto Aplicativo em questão não seria possível sem lançar mão das práticas colaborativas, as quais foram aprendidas e desenvolvidas a partir da educação interprofissional.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Educação Interprofissional, Tecnologias da Informação, Práticas Interdisciplinares, Atenção Primária à Saúde, Planejamento em Saúde

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.