PREPARO DE CATALISADORES COMPÓSITOS DE TIO2 SUPORTADOS EM CASCA DE PEQUI (CARYOCAR BRASILIENSE CAMB) PARA A REMOÇÃO DE PARACETAMOL EM MEIO AQUOSO.



PREPARO DE CATALISADORES COMPÓSITOS DE TIO2 SUPORTADOS EM CASCA DE PEQUI (CARYOCAR BRASILIENSE CAMB) PARA A REMOÇÃO DE PARACETAMOL EM MEIO AQUOSO.
Mateus Lima Coutinho
Matheus Dos Santos Rocha
Paulo Henrique Brito Figueiredo
Hilma Conceição Fonseca Santos
Raimundo Francisco Dos Santos Filho

29/02/2024
97-107
6
Um dos grandes problemas da sociedade atualmente é a contaminação de águas por rejeitos industriais e domésticos, pois muitas das substâncias lançadas no meio aquático, como o fármaco Paracetamol, sem o devido tratamento, são altamente tóxicas e prejudicam os seres vivos levando a problemas como: intoxicação, bioacumulação, tumores, desregulação hormonal e reprodutiva e, em muitas ocasiões, leva-se a óbito dos seres vivos. Diante disso, a fotocatálise tem se destacado como um meio eficiente de abatimento de moléculas de elevada estabilidade físico-química, o que tem motivado o desenvolvimento de catalisadores para essa reação. Neste contexto, pretendeu-se formular um compósito de dióxido de titânio com a biomassa casca de pequi para investigar a eficiência na degradação do Paracetamol. Embora tenham sido feitas caracterizações (testes de teor de cinzas e umidade) com resultados que, em tese, fariam com que processo de degradação fosse otimizado, os resultados obtidos não mostraram que o compósito é eficiente na degradação do fármaco. Já os testes fotocatalíticos no reator com TiO2 comercial da marca dinâmica obteve cerca de 90,11% de degradação em 3 horas de reação e o TiO2 sintetizado pelo método sol-gel obteve 39,09%.
Ler mais...Paracetamol. Abatimento. Fotocatálise. Biomassa. Pequi.
MATERIAIS DE ENGENHARIA: FUNDAMENTOS E NOVAS TENDÊNCIAS - VOLUME 1
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.