POTENCIAL ANTIMICROBIANO DE PÓLEN E MEL COLETADOS EM COLÔNIAS DE MELIPONA QUADRIFASCIATA EM FLORIANÓPOLIS E SANTA ROSA DE LIMA (SC)

Code: 250519304
Downloads
4
Views
70
Compartilhe
Título

POTENCIAL ANTIMICROBIANO DE PÓLEN E MEL COLETADOS EM COLÔNIAS DE MELIPONA QUADRIFASCIATA EM FLORIANÓPOLIS E SANTA ROSA DE LIMA (SC)

Autores:
  • Ana Gabriela Bohn

  • Márcia Regina Faita

  • Tatiana de Mello Damasco

  • Larissa Muller

  • Deise Helena Baggio Ribeiro

DOI
  • DOI
  • 10.37885/250519304
    Publicado em

    18/11/2025

    Páginas

    20-33

    Capítulo

    2

    Resumo

    Objetivo: A ação antimicrobiana do pólen e do mel é influenciada pela localização geográfica, clima, fonte nutricional e formas de processamento. Objetivo: Este trabalho avaliou o potencial antimicrobiano de amostras de pólen da espécie Melipona quadrifasciata, produzidos em Florianópolis e Santa Rosa de Lima (SC). Método: Foram determinadas a Concentração Inibitória Mínima (CIM) e a Concentração Bactericida Mínima (CBM) frente a 7 patógenos alimentares pelos métodos de difusão em ágar e microdiluição em caldo. Resultado: Não foi observada influência da origem geográfica nas respostas. Para o pólen, as CIMs foram: S. Typhimurium, L. monocytogenes, S. aureus, C. albicans (0,048 g/mL), P. aeruginosa (0,048 - 0,015 g/mL), B. cereus e E. coli (0,156 g/mL). Enquanto as CBMs foram: E. coli, S. aureus (0,156 g/mL), L. monocytogenes, S. Typhimurium e P. aeruginosa (0,048 g/mL), sem efeito para B. cereus e C. albicans. As amostras de mel apresentaram CIMs para: P. aeruginosa (0,003 g/mL), E. coli, S. aureus (0,012 g/mL), C. albicans, S. Typhimurium (0,039 g/mL) e L. monocytogenes (0,406 g/mL). As CMBs foram: P. aeruginosa (0,126 g/mL), E. coli, S. aureus, S. Typhimurium (0,406 g/mL). Somente uma amostra apresentou CBM para L. monocytogenes (0,406 g/mL) e nenhuma para B. cereus e C. albicans. Conclusão: Este estudo amplia o conhecimento sobre as propriedades antimicrobianas do pólen e mel de abelhas sem ferrão, bem como a valorização dos produtos de abelhas nativas, que colaboram com manutenção das espécies da flora nativa e com a produção de alimentos.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Abelha sem ferrão; mandaçaia; bactérias patogênicas; CBM; CIM

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    PlumX