PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS RELIGIOSAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Code: 210906010
Downloads
18
Views
296
Compartilhe
Título

PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS RELIGIOSAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores:
  • André Bomfim Dias

  • Luís Augusto Vasconcelos da Silva

  • Marcus Welby-Borges

  • Wellington Zangari

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210906010
    Publicado em

    31/10/2021

    Páginas

    124-139

    Capítulo

    10

    Resumo

    Objetivo: O presente artigo visa identificar linguagens utilizadas por estudantes de Psicologia ao se referirem a experiências religiosas e verificar a presença (ou não) de ideias relacionadas à patologização das mesmas com a finalidade de produzir uma reflexão sobre a formação profissional. Método: Um questionário estruturado sobre religiosidade na prática clínica foi aplicado em trinta estudantes da Universidade Federal da Bahia. As respostas de duas questões abertas foram selecionadas para este estudo e submetidas à análise de conteúdo temática. Resultados: Observou-se que o olhar dos discentes para as experiências religiosas envolveu conhecimentos científicos, religiosos, elementos subjetivos e estéticos. Além disso, foi possível perceber que a formação do psicólogo é um processo que se realiza em um espaço de encontro entre linguagens e formas de conhecimento. Não foi identificada uma aprendizagem uniforme quanto as relações entre experiências religiosas e adoecimento mental. A patologização e a “normalização” dessas vivências entre pessoas não religiosas destacaram-se como temas a serem debatidos na graduação. Conclusão: A alusão a crenças religiosas pessoais na avaliação das experiências e a identificação de ideias patologizantes reiteram a recomendação do Conselho Federal de Psicologia de manter o diálogo sobre a temática.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Formação dos Profissionais de Saúde, Educação Superior, Diagnóstico Diferencial, Experiências Religiosas, Psicopatologia.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.