PENETRÔMETRO DE IMPACTO E SENSORES ARDUINO NA AVALIAÇÃO DA COMPACTAÇÃO DE SOLOS MANEJADOS COM PASTAGENS EM VIDEIRA SC



PENETRÔMETRO DE IMPACTO E SENSORES ARDUINO NA AVALIAÇÃO DA COMPACTAÇÃO DE SOLOS MANEJADOS COM PASTAGENS EM VIDEIRA SC
Eduardo Cividini
Érika Andressa da Silva
Gilson Ribeiro Nachtigall

30/01/2025
117-132
7
Objetivo: Este estudo propôs a construção de um sensor de umidade do solo de baixo custo, baseado na tecnologia Arduino, acoplado a um penetrômetro de impacto, visando obter leituras simultâneas de umidade e resistência à penetração do solo (RP). Métodos: A pesquisa foi realizada em nove propriedades rurais no município de Videira, SC, uma região de destaque na produção leiteira, onde a degradação das pastagens tem comprometido a produtividade. Durante o desenvolvimento do estudo, foram realizadas visitas a essas propriedades, onde ensaios com o penetrômetro de impacto foram executados em triplicata, até uma profundidade de 60 cm. Simultaneamente, dados de umidade foram coletados com os sensores de Arduino acoplados ao penetrômetro. Os sensores foram calibrados utilizando o método padrão da estufa. Os dados de RP foram organizados em planilhas no Excel. Os dados de RP e umidade foram submetidos a análises de variância e quando pertinente, aplicou-se o teste de Scott Knott (5%). Resultados: Os valores de umidade determinados pelos sensores de Arduino foram equivalentes aos observados pelo método padrão da estufa. Os solos de seis propriedades apresentaram altos valores de RP (> 2 MPa), indicando a necessidade de intervenções para mitigar os impactos desse fenômeno na produtividade e na rentabilidade das áreas de pastagem. Conclusão: A utilização dos sensores Arduino acoplados ao penetrômetro de impacto possibilitou uma obtenção mais ágil e confiável de dados sobre a umidade nos perfis de solo das propriedades rurais, facilitando a interpretação das informações de RP e promovendo uma gestão mais racional do solo para a bovinocultura leiteira na região.
Ler mais...Pisoteio animal; Degradação física do solo; Tecnologias de baixo custo; Sensores de umidade; Resistência à penetração
CIÊNCIAS DO SOLO: ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA GESTÃO E SUSTENTABILIDADE
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.