PARA ONDE VAI O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOGRAFIA ANTE TENSÕES E IMPASSES NA UEG (2019-2022)?



PARA ONDE VAI O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOGRAFIA ANTE TENSÕES E IMPASSES NA UEG (2019-2022)?
Francilane Eulália de Souza

05/04/2025
224-245
12
Neste trabalho, apresentamos uma análise do estágio obrigatório nos cursos de Geografia dos campi Nordeste, Oeste e Central da Universidade Estadual de Goiás (UEG), considerando o contexto da reestruturação institucional da UEG e as novas legislações relacionadas à formação de professores até o ano de 2022. Nesse contexto, adotamos como metodologia a revisão teórica, análise de legislações e entrevistas com professores responsáveis pelo estágio nos campi supracitados. Os resultados apontam que as mudanças institucionais na UEG, impostas sem ampla participação docente, dificultaram a efetivação do estágio supervisionado em Geografia sob uma perspectiva crítica e reflexiva. Por fim, essa pesquisa contribui para ampliar os conhecimentos ligados ao estágio supervisionado em Geografia e contribuir para ações e debates que fortaleçam a formação docente.
Ler mais...Geografia; Estágio obrigatório; Formação de professores
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.