OTIMIZAÇÃO DE VARIÁVEIS OPERACIONAIS DA SECAGEM DE SEMENTES DE URUCUM PARA PRODUÇÃO DE CORANTES NATURAIS
OTIMIZAÇÃO DE VARIÁVEIS OPERACIONAIS DA SECAGEM DE SEMENTES DE URUCUM PARA PRODUÇÃO DE CORANTES NATURAIS
Lênio José Guerreiro de Faria
Vanessa Mayara Souza Pamplona
01/12/2021
16-33
1
Realiza-se a secagem convectiva em leito fixo de sementes de urucum (Bixa orellana L.) e se estimam as condições ótimas do processo de modo a minimizar as perdas de corante e obter teores finais de umidade das sementes em níveis adequados à conservação e manutenção de qualidade, visando utilizá-las como matéria prima para produção de corantes naturais. Quantifica-se a influência das variáveis de entrada: temperatura e vazão mássica do ar de secagem e tempo de secagem nas variáveis de resposta: teor final de umidade das sementes e concentração de bixina. Para a identificação do ponto ótimo utiliza-se a metodologia de superfícies de resposta e a função desejabilidade global. Verifica-se que o teor de umidade final das sementes pode ser estimado por um modelo polinomial de segunda ordem em função da temperatura e vazão mássica do ar e do tempo de secagem; e que a concentração final de bixina é influenciada significativamente pelo tempo de secagem e pela interação temperatura-vazão mássica do ar. Dentro do domínio experimental praticado neste trabalho, é possível se obter sementes de urucum nas condições de umidade e bixina adequadas à armazenagem e à produção de corantes naturais de qualidade.
Ler mais...Bixa orellana L., Bixina, Metodologia de superfície de resposta, Planejamento Box-Behnken, Função desejabilidade.
ENGENHARIA DE PRODUTOS NATURAIS: PLANEJAMENTO, EXPERIMENTAÇÃO, OBTENÇÃO DE PRODUTOS E PURIFICAÇÃO
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.