OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM SUA PRÁTICA DOCENTE FRENTE À REESTRUTURAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO (NEM)



OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM SUA PRÁTICA DOCENTE FRENTE À REESTRUTURAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO (NEM)
Maria Solange Melo de Sousa
Daniel Rodrigues Silva Luz Neto

04/04/2025
209-223
11
O texto apresenta uma análise relacionada à prática docente do ensino de Geografia no Novo Ensino Médio (NEM), por considerar que a temática tem suscitado debates acerca de sua estrutura, forma, conteúdo, função e implantação. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo compreender as adversidades vivenciadas em sala de aula pelos professores para atender as perspectivas no Novo Ensino Médio em curso. A partir de uma abordagem qualitativa, o artigo apresenta uma metodologia que se constitui de análise documental e pesquisa bibliográfica, para fundamentar as argumentações desenvolvidas no texto. Os autores Melo de Sousa (2021; 2023); Ramos e Heinsfeld (2018); Silva, Sobrinho, Leite (2017); Luz Neto (2024; 2021), Oliveira (2024) e outros, referendam as discussões realizadas a partir de suas produções científicas que tratam do tema. O artigo faz uma reflexão dos impactos da implementação do NEM no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e como eles afetam o trabalho docente, considerando que mesmo com as recentes mudanças estabelecidas pela Lei de nº 14.945/2024, sancionada pelo Governo Federal após as consultas públicas para a avaliação e reestruturação da Política Nacional do Ensino Médio, o documento ainda é um modelo que foi criado e implantado sem a participação majoritária dos sujeitos envolvidos no processo educacional.
Ler mais...Ensino; Geografia; NEM; Prática docente
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.