ORIGENS DA PRIMEIRA ESCOLA DE CONTABILIDADE MUNDIAL: A AULA DE COMÉRCIO DE LISBOA (1759)



ORIGENS DA PRIMEIRA ESCOLA DE CONTABILIDADE MUNDIAL: A AULA DE COMÉRCIO DE LISBOA (1759)
Miguel Gonçalves

01/03/2024
86-108
5
O artigo tem por objecto uma reflexão sobre os principais aspectos que conduziram ao aparecimento do primeiro estabelecimento de ensino público oficial de Contabilidade em Portugal: a Aula de Comércio de Lisboa (17591844). Nestes termos, foram identificadas como causas para a fundação de uma escola de saberes contabilísticos: (1) a acção da Junta de Comércio como patrona do ensino comercial em Portugal; (2) o papel determinante desempenhado pelo Marquês de Pombal; e (3) a estratégia de instrução comercial da burguesia mercantil, classe em ascensão no terceiro quartel de Setecentos. Adicionalmente, o estudo permite também concluir que o terramoto de 1755 concorreu directamente para o retardamento do arranque do ensino comercial em Portugal. Sistematizadas as principais linhas orientadoras do normativo estatutário da Aula de Comércio, os resultados apontam para a convicção de que fora um pensamento sério aquele que esteve na base da concepção do agente pioneiro de produção e difusão da Contabilidade em Portugal.
Ler mais...História Tradicional da Contabilidade. Aula de Comércio de Lisboa. Junta de Comércio. Marquês de Pombal. Estatutos da Aula de Comércio.
CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS: TÓPICOS ATUAIS EM PESQUISA - VOLUME 2
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.