O EGITO COMO CONTEÚDO CURRICULAR DE HISTORIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA ÁFRICA: COMO A HISTORIOGRAFIA CONTRIBUI NA EXCLUSÃO DE UM EGITO AFRICANO?
O EGITO COMO CONTEÚDO CURRICULAR DE HISTORIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA ÁFRICA: COMO A HISTORIOGRAFIA CONTRIBUI NA EXCLUSÃO DE UM EGITO AFRICANO?
Viviane Aparecida da Silva Paiva
31/08/2021
119-143
9
Os estudos sobre o Egito antigo têm, tradicionalmente, figurado nos currículos de história. Os livros didáticos de história têm construído representações do Egito e através delas disseminado uma perspectiva que oculta a africanidade do Egito, logo oculta importante capítulo da história das contribuições das populações Africanas para a construção das sociedades humanas. Este trabalho buscará analisar e compreender como a historiografia tem contribuído na construção de uma imagem negativa do negro e de ausência da história das antigas sociedades africanas para a desconstrução dos estereótipos racistas que procuraram construir uma representação da inferioridade das populações africanas e afrodescendentes em relação às europeias e euro descendentes
Ler mais...África, Racismo, Egito.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.