O CUIDADO SOB O ENFOQUE DE USUÁRIAS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES
O CUIDADO SOB O ENFOQUE DE USUÁRIAS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES
Eunice Ferreira Silva
Débora Carvalho Ferreira
28/04/2021
18-25
1
Introdução: A saúde, resultante de um processo social expresso pela qualidade de vida, com uma prática sanitária centrada no ser humano e serviços estruturados a partir da saúde, alinha-se à visão holística das Práticas Integrativas e Complementares (PIC), que entende o indivíduo de forma totalizante e enfatiza a promoção global do cuidado humano, estimulando o sujeito ao autocuidado. Objetivo: Compreender como usuários de PIC exercem o processo de cuidar. Métodos: Estudo de natureza qualitativa e caráter interpretativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa. Os dados foram coletados entre 13 e 15 de julho de 2015, em uma unidade de saúde especializada em PIC que atende pelo Sistema Único de Saúde em São João del Rei, Minas Gerais. A inclusão dos sujeitos ocorreu por conveniência, interrompendo-se a amostra por saturação. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra e os dados tratados pela técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: Participaram 13 usuárias com média de 65,07 anos, predominando casadas (38,46%) ou viúvas (30,76%), aposentadas (46,15%). As entrevistadas expressaram o exercício do cuidado nas dimensões biológica, psicológica, social e espiritual, reconhecendo a utilização de PIC como exercício do cuidado de si. Foram elencados o autocuidado, o cuidado do outro, a dependência à recepção do cuidado, o trabalho voluntário e o cuidado no momento da morte. Conclusão: As entrevistadas expandiram horizontes nos cenários de vida, saúde, adoecimento e morte como sujeitos autônomos e participativos, tornando-se corresponsáveis nos seus processos de cuidado.
Ler mais...Práticas Integrativas e Complementares. Saúde Holística. Comportamento de Procura de Cuidados de Saúde. Sistema Único de Saúde.
SAÚDE COLETIVA: AVANÇOS E DESAFIOS PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.