NEUROFEEDBACK COMO TRATAMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO NARRATIVA
NEUROFEEDBACK COMO TRATAMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO NARRATIVA
Eduardo Muzzolon
Renan Cassiano Ratis
Juliana Sartori Bonini
01/04/2022
9-18
1
A Doença de Alzheimer (DA) ocorre quando, em algumas pessoas, algumas proteínas como a proteína Tau e fragmentos da proteína APP, os peptídeos β-Amilóide, se juntam em agregados conforme a pessoa envelhece, gerando neurotoxicidade, o que se apresenta, entre outras coisas, como déficits cognitivos, funcionais e comportamentais, interferindo sobretudo na memória. A DA até o momento não tem cura, mas existem tratamentos que visam retardar seu avanço e previnir seus sintomas. Um desses tratamentos é o Neurofeedback, que atua na alteração de padrões cerebrais estimulando a neuroplasticidade, esta que atua permitindo o reestabelescimento de algumas funções cerebrais que foram debilitadas. Neste capítulo, revisamos de forma narrativa a respeito do uso do Neurofeedback, buscando definir suas principais técnicas aplicáveis a pacientes com DA. Os dados foram obtidos a partir de artigos identificados em busca na plataforma PubMed entre os meses de outubro e dezembro de 2021. Observou-se que seu funcionamento se baseia na análise de dados de exames em tempo real do paciente, gerando punições ou recompensas em resposta, de forma a fazer com que o cérebro modifique seu funcionamento em função de um objetivo pré-definido, sendo mais comuns o Neurofeedback por Eletroencefalografia e por Ressonância Magnética. Estudos clínicos sobre o tema são escassos, mas os que existem apontam para um benefício do tratamento com Neurofeedback para pacientes com Doença de Alzheimer.
Ler mais...Neurofeedback, Doença de Alzheimer, Eletroencefalografia Quantitativa, Ressonância Magnética Funcional em Tempo Real.
DOENÇA DE ALZHEIMER: POSSIBILIDADES ALTERNATIVAS PARA TRATAMENTO E PREVENÇÃO
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.