INDO E VINDO: EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO DE ACESSIBILIDADE FRENTE À REFORMA DA AV. EPITÁCIO PESSOA, EM JOÃO PESSOA-PB
INDO E VINDO: EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO DE ACESSIBILIDADE FRENTE À REFORMA DA AV. EPITÁCIO PESSOA, EM JOÃO PESSOA-PB
Diogo Gomes Pereira Batista
Jéssica Gomes De Lucena
Aída Paula Pontes De Aquino
Eduardo Augusto Monteiro De Almeida
Angelina Dias Leão Costa
30/06/2022
152-170
10
A acessibilidade é premissa chave no atendimento do direito de ir e vir das pessoas. Com esse propósito, os projetos de infraestrutura de mobilidade urbana devem atender aos princípios do Design Universal. Este capítulo objetiva apresentar um relato de experiência com enfoque avaliativo de acessibilidade referente à obra de requalificação da Avenida Epitácio Pessoa, na cidade de João Pessoa, Paraíba. Para tanto, foi realizado um processo envolvendo Pesquisa Documental, Pesquisa de campo para levantamento e registro de dados, assim como, passeios guiados com pessoas com deficiência, além de reuniões coletivas envolvendo entidades civis e governamentais. Os resultados foram traduzidos em um diagnóstico envolvendo a avaliação de acessibilidade na avenida em questão e a detecção de inconsistências de fatores como: piso tátil direcional e de alerta, travessia de pedestres, agenciamento das calçadas, diretrizes projetuais e outros. Desse modo, buscou-se evidenciar a importância de processos projetuais participativos com ênfase na acessibilidade urbana, como forma de gerar contribuições para o melhoramento do ambiente construído para todos.
Ler mais...Diagnóstico de acessibilidade, Design universal, Espaço urbano, Pessoa com deficiência, Processo participativo.
ACESSIBILIDADE, MOBILIDADE URBANA E TRANSPORTE: AVANÇOS, RETROCESSOS E NOVAS PERSPECTIVAS
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.