GRUPOS REFLEXIVOS COM HOMENS AUTORES DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA AS MULHERES: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA APOIO DA POLÍCIA MILITAR DE MATO GROSSO (PMMT)



GRUPOS REFLEXIVOS COM HOMENS AUTORES DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA AS MULHERES: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA APOIO DA POLÍCIA MILITAR DE MATO GROSSO (PMMT)
Alessandro Vinicius De Paula
Miriã Bortolini Biazi
Luana Aparecida Xavier Ribeiro
Emirella Perpétua Souza Martins
Ingrid Faria Gianordoli Nascimento

27/08/2022
93-110
7
O presente relato apresenta a experiência piloto de intervenção profissional com grupos reflexivos e de autorresponsabilização com homens autores de violência de gênero contra as mulheres que foi desenvolvida no âmbito do Programa APOIO da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT). O guia teórico metodológico empregado seguiu os aportes conceituais de gênero, que são fundamentais para a compreensão dos processos de construção da identidade humana e dos atos de violência contra as mulheres. O grupo ocorreu na cidade de Cuiabá/MT e teve como público-alvo homens policiais militares da PMMT autores de violência de gênero contra a mulher. A participação dos homens foi compulsória (via medida protetiva de urgência) e teve oito encontros semanais com duração de duas horas cada. Quanto a entrada de novos integrantes durante o processo de intervenção, empregou-se a modalidade de grupo fechado. Os encontros do grupo reflexivo foram temáticos e seguiram princípios norteadores como autorresponsabilização (aspecto legal, cultural e social); respeito a diversidade (discussão sobre gênero); equidade (observância à garantia dos direitos universais) e promoção e fortalecimento da cidadania. Após as intervenções, reflexões e discussões temáticas, percebemos nos relatos dos participantes que frequentaram o grupo, que a troca de experiências, as ações reflexivas produzidas durante o grupo, na perspectiva do enfrentamento às desigualdades de gênero, cooperam com o questionamento crítico da sociedade. A implementação de serviços que ofertem grupos reflexivos e de autorresponsabilização para homens autores de violência de gênero contra as mulheres podem viabilizar alterações nas estruturas sociais de gênero e violência, visto que potencializam os processos gerativos de mudança diante de um sistema patriarcal tradicional na nossa sociedade.
Ler mais...Homens Autores de Violência de Gênero, Grupos Reflexivos e de Autorresponsabilização, Programas de Intervenção com Homens, Lei Maria da Penha.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.