GOVERNO MUNICIPAL, LIXO E SAÚDE NO CONTEXTO AMAZÔNICO: ATÉ QUE PONTO AS CAPACIDADES AFETAM A GESTÃO DOS SERVIÇOS BÁSICOS?



GOVERNO MUNICIPAL, LIXO E SAÚDE NO CONTEXTO AMAZÔNICO: ATÉ QUE PONTO AS CAPACIDADES AFETAM A GESTÃO DOS SERVIÇOS BÁSICOS?
Hortência Araújo de Sousa
Marco Aurélio Oliveira Santos
Léo César Parente de Almeida

03/07/2021
151-165
9
Os cuidados médicos podem prolongar a vida, mas a saúde depende das condições que causam doenças e os resíduos sólidos e o lixo são fontes de diversos problemas de saúde. A ausência de uma postura mais ativa do Estado pode ampliar os problemas de saúde oriundos da má gestão dos resíduos sólidos e do lixo. Trabalhos têm indicado problemas na gestão do lixo em uma cidade do contexto amazônico. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é identificar quais as causas dos problemas da má gestão dos resíduos sólidos e do lixo nesta cidade no contexto amazônico a partir da análise destes trabalhos. Para tanto, recorreu-se à análise documental de um conjunto de trabalhos oriundos do Plano Nacional de formação de professores para identificar os principais gargalos quanto à gestão dos resíduos e do lixo na cidade de Alenquer-PA. Os resultados apontam que os problemas da má gestão dos resíduos e do lixo figuram como um reflexo dos problemas políticos enfrentados pela gestão municipal. Os problemas estão atrelados à disputa de poder entre os grupos políticos da cidade que levam à inação política e degradação dos diferentes serviços ofertados à população. Constata-se que os contextos locais e as capacidades têm o poder de limitar os serviços basicos, impulsionar os problemas políticos, sociais e ambientais que colocam a saúde humana em risco.
Ler mais...Saúde pública, Gestão municipal, Implementação, Degradação socioambiental.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.