FATORES ESTRATÉGICOS NA GESTÃO DE PESSOAS EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO NO BRASIL
FATORES ESTRATÉGICOS NA GESTÃO DE PESSOAS EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO NO BRASIL
Jean Marc Nacife
Frederico Antônio Loureiro Soares
16/02/2022
2016-2031
162
Propõe-se aqui analisar a validação das variáveis essenciais do comportamento organizacional (CO) como ferramenta para a gestão de pessoas nos campi do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT). O instrumento de coleta foi aplicado a 19 campi do IFMT, contextualizado em três casos. Procuramos identificar as variáveis do comportamento humano e seus indicadores na concepção dos gestores, conforme cada caso. Foi utilizada metodologia quantitativa, aplicando-se as técnicas de estatística inferencial alfa de Cronbach, teste de Kruskal-Wallis e teste de Wilcoxon. A análise estatística validou 3 níveis de análise com 11 variáveis CO e 33 indicadores. A pesquisa proporcionou um referencial teórico empírico para a organização das variáveis essenciais CO, sendo estas configuradas em: Nível de Grupo: Grupos; Liderança; Comunicação; Política; Nível do sistema organizacional: Cultura; Estrutura; Mudar; Nível individual: percepção; Atitude; Motivação. Os resultados obtidos mostram que o questionário foi estruturalmente bem elaborado e suas questões válidas, uma vez que praticamente todas apresentaram relevância estatística em relação ao resultado do teste de sinal em 0,05. Conclui-se que as variáveis essenciais do CO aqui propostas não são percebidas como referência estratégica da mesma forma na perspectiva dos casos, porém, as mais importantes são: grupo, liderança, comunicação, estrutura e mudança, tornando-se foco para a gestão.
Ler mais...Gestão educacional, Gestão de recursos humanos, Comportamento organizacional, Administração pública, Talentos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.