EXISTE ASSOCIAÇÃO ENTRE O CLAMPEAMENTO OPORTUNO DO CORDÃO UMBILICAL E A OCORRÊNCIA DE ICTERÍCIA NA PRIMEIRA SEMANA DE VIDA?
EXISTE ASSOCIAÇÃO ENTRE O CLAMPEAMENTO OPORTUNO DO CORDÃO UMBILICAL E A OCORRÊNCIA DE ICTERÍCIA NA PRIMEIRA SEMANA DE VIDA?
Carla Gomez Rabelo
Juliana Machado Schardosim
Érica Libna Monteiro Costa
Creusa Gomes Ferreira Neta
Alecssandra de Fátima Silva Viduedo
Kamilla Lorena Gonçalves de Sousa
Letícia de Matos Araújo Nicolletti
Laiane Medeiros Ribeiro
Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon
Thaís de Paula Lima Mendes
20/11/2020
218-234
16
Objetivo: verificar associação entre clampeamento oportuno do cordão umbilical e icterícia neonatal na primeira semana de vida. Método: estudo de coorte desenvolvido em um Hospital Público do Distrito Federal. A coleta de dados ocorreu de agosto a outubro de 2016, incluindo 93 bebês nascidos por via vaginal, por meio de observação não participante do nascimento, acompanhamento do estado clínico do recém-nascido, visitas no Alojamento Conjunto e análise de prontuário eletrônico durante a internação hospitalar. No sétimo dia de vida do neonato, por meio de um telefonema, realizou-se entrevista com a mãe para se averiguar a ocorrência de icterícia após a alta hospitalar. Realizou-se análise por estatística descritiva, testes de hipóteses e não paramétricos para medianas. Resultados: A prevalência de icterícia foi de 30%. Apenas 13 dos 28 bebês com diagnóstico de icterícia tiveram indicação de tratamento, o que corresponde a 46,43%. Não houve associação entre o clampeamento oportuno do cordão umbilical e a ocorrência de icterícia (p=0,90), entretanto verificou-se que o parto assistido pelo(a) enfermeiro(a) apresentou mediana e quartis com maiores tempos de clampeamento (155 segundos de mediana e quartis 25 e 75 de 107 e 213 segundos respectivamente). Um dado preocupante foi a pouca adesão das mães à consulta com o pediatra na Atenção Básica na primeira semana de vida do bebê. Conclusão: Não foi detectada associação entre a exposição e o desfecho. Entretanto, devido às limitações do estudo e evidências conflitantes na literatura, recomenda-se o desenvolvimento de estudos com amostras com maior poder estatístico para confirmação destes achados.
Ler mais...Recém-nascido; Icterícia Neonatal; Cordão Umbilical; Fototerapia; Enfermagem Neonatal
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.