EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS ACERCA DA TERAPIA FARMACOLÓGICA PARA A COVID-19 EM PEDIATRIA
EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS ACERCA DA TERAPIA FARMACOLÓGICA PARA A COVID-19 EM PEDIATRIA
Samylla Maria Costa Siqueira
Sarazete Izidia Vas Pereira
01/04/2021
111-126
8
O objetivo deste artigo é identificar na literatura científica evidências acerca da terapia farmacológica para a COVID-19 em pediatria. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, conduzida a partir da ferramenta SPIDER e realizada em junho de 2020, na PubMed a partir dos descritores “coronavírus infections, child e drug therapy”. Após a filtragem a partir dos critérios de inclusão e exclusão, foram utilizados e analisados através de um instrumento, cinco artigos sumarizados em quadros sinópticos. Os artigos selecionados apontaram para o uso de drogas antivirais (Lopinavir-ritonavir (LPV/r), antibióticas (Vancomicina e Amicacina), antimalárica (Hidroxicloroquina), imunomoduladora (Interferon α ‐ 1b) e fitoterápica (Lianhuaqingwen) no manejo farmacológico de crianças com COVID-19. Por se tratar de uma nova cepa de coronavírus, é necessária a realização de estudos clínicos que orientem a prática baseada em evidências.
Ler mais...Medicina Baseada em Evidências; Saúde da Criança; Infecções por Coronavirus; Tratamento Farmacológico; Revisão.
FARMACOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.