ESTRUTURA POPULACIONAL, RELAÇÕES BIOMÉTRICAS E FATOR DE CONDIÇÃO DO CAMARÃO-DA-AMAZÔNIA (MACROBRACHIUM AMAZONICUM) NO BAIXO TOCANTINS (ABAETETUBA-PA)
ESTRUTURA POPULACIONAL, RELAÇÕES BIOMÉTRICAS E FATOR DE CONDIÇÃO DO CAMARÃO-DA-AMAZÔNIA (MACROBRACHIUM AMAZONICUM) NO BAIXO TOCANTINS (ABAETETUBA-PA)
Luan Costa Dias
Bianca Fukuda
Julliany Lemos Freire
01/06/2021
175-188
11
Macrobrachium amazonicum é considerado uma espécie endêmica da região Amazônica, que apresenta grande importância para subsistência e para economia de inúmeras famílias ribeirinhas. Desta forma, o presente estudo objetivou analisar a estrutura populacional, a proporção sexual, as relações biométricas de peso e comprimento e o fator de condição relativo do camarão-da-Amazônia, capturado no baixo Tocantins (PA), para fornecer importantes informações sobre a espécie na região e contribuir com o manejo pesqueiro local. A proporção sexual apresentou uma tendência a igualdade entre os sexos para a maioria dos meses analisados, porém considerando todo o período, os machos foram mais abundantes (1,13:1). As relações biométricas de peso-comprimento apresentaram crescimento alométrico negativo (b<3) para ambos os sexos, indicando um maior incremento de peso comprado ao crescimento corporal. Ademais, observou-se que o coeficiente angular (b) é estatisticamente diferente (t= 22,71; p<0,05) entre machos e fêmeas, no qual a proporcionalidade de deposição em biomassa nas fêmeas apresenta uma taxa comparado aos machos. O fator de condição relativo apresentou maiores índices durante o período chuvoso, que possivelmente está relacionado ao aumento das áreas de alimentação devido aos alagamentos das planícies de inundação.
Ler mais...Proporção sexual, Crescimento Alometria.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.