ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS PARA CAPACITAR E SENSIBILIZAR OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE A TEMÁTICA LGBTQIA+



ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS UTILIZADAS PARA CAPACITAR E SENSIBILIZAR OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE A TEMÁTICA LGBTQIA+
Amanda Batista Mendes De Santana
Tiffany Evelyn Batista De Freitas
Thais Ranielle Souza De Oliveira

31/10/2022
69-82
6
Objetivo: Identificar estratégias educativas utilizadas para a capacitação e sensibilização do profissional de saúde. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo - exploratório de abordagem qualitativa, realizado a partir do método Revisão Integrativa da Literatura (RIL), onde as buscas dos estudos ocorreram na Biblioteca Virtual de Saúde, utilizando descritores identificados por meio dos Descritores em Ciências da Saúde (Decs). Para o processo de seleção dos estudos, utilizou-se o fluxograma do PRISMA. Resultados: A amostra final constituiu em (7) artigos, onde (1) abordava sobre pacotes de treinamentos para profissionais de saúde, (1) sobre entrevistas para obter informações acerca da sexualidade e orientação de gênero, (1) sobre séries de perguntas para melhorar interação entre profissional e paciente, (1) sobre a produção de diretrizes LGBTQIA+, (1) sobre criação de programas LGBTQIA+, (1) sobre reformulação dos serviços de saúde, e (1) sobre readequar as matrizes curriculares. Conclusão: Há escassez de estratégias no âmbito da saúde que capacite e sensibilize profissionais de saúde a realizar um acolhimento inclusivo e que respeite os direitos da população LGBTQIA+.
Ler mais...Educação Profissional em Saúde Pública, Capacitação Profissional, Minorias Sexuais e de Gênero, Diversidade de Gênero, Identidade de Gênero.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.