ESTRATÉGIAS DO CONHECIMENTO TRADICIONAL NAS ROÇAS DE “VALHA DEUS” OU “DEUS ME LIVRE” NO PORTAL DA AMAZÔNIA ORIENTAL EM SÃO MATEUS DO MARANHÃO.
ESTRATÉGIAS DO CONHECIMENTO TRADICIONAL NAS ROÇAS DE “VALHA DEUS” OU “DEUS ME LIVRE” NO PORTAL DA AMAZÔNIA ORIENTAL EM SÃO MATEUS DO MARANHÃO.
Merval Ribeiro da Silva Filho
Altamiro Sousa de Lima Ferraz Junior
Laura Rosa Costa Oliveira
José Ribamar Gusmão Araújo
31/07/2021
114-127
8
Deus me livre! Ou valha-me Deus!, expressão antiga usada por cristãos católicos par pedir proteção a Deus, é uma metáfora empregada pelo agricultor familiar de Timbaúba para se referir aos lugares ermos, de difícil acesso, e cujas aptidões agronômicas são desfavoráveis às suas plantações de cultivo itinerante e de subsistência. A região recebe influência climática da Amazônia maranhense. Estes solos por se constituírem de 70% de areia fina, e por estarem associados às demais condições edafoclimáticas, são reconhecidos como de baixa fertilidade natural, pela insipiente concentração de matéria orgânica dentre outros fatores físico-químicos. É diante destas condições, que o agricultor familiar do Assentamento Timbaúba põe em prática o seu conhecimento que foi herdado de seus antepassados, e através destes saberes implantam sua roça itinerante, muitas vezes em lugares cujas propriedades ecológicas do ponto de vista produtivo para a agricultura, somente é possível para a subsistência de sua família. Neste cenário, este estudo objetivou construir interpretações através da narrativa de memórias e saberes dos agricultores familiares de Timbaúba. Se aplicou a metodologia qualitativa sob observação participante (Taylor y Bogdan, 1987), (Sanmatin, 2003) e (Mella, 1998) com a intenção de apreender os saberes narrados pelo agricultor nas tarefas e nas técnicas empregadas na implantação de suas roças. As memórias do conhecimento tradicional se reinventam e rompem o silêncio destes lugares, quando a narrativa dos saberes destas pessoas se torna excelso. As diversas interpretações dos saberes denotam a sua importância quando aplicada na agricultura dos lugares como Deus me Livre ou Valha-me Deus.
Ler mais...Deus me livre ou Valha-me Deus, Saberes e memórias, Sistema itinerante, Corte e queima, Agricultor familiar.
AGROECOLOGIA: MÉTODOS E TÉCNICAS PARA UMA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL - VOLUME 5
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.