EMPREGO DA MICROEXTRAÇÃO EM FASE SÓLIDA EM MODO HEADSPACE PARA DETERMINAÇÃO DO PERFIL DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS DA PIMENTA-DO-REINO
EMPREGO DA MICROEXTRAÇÃO EM FASE SÓLIDA EM MODO HEADSPACE PARA DETERMINAÇÃO DO PERFIL DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS DA PIMENTA-DO-REINO
Yuri Gomes Figueiredo
Afonso Henrique de Oliveira Junior
Angelita Cristine de Melo
Bruna Vieira Nunes
Fabio Corrêa Bueno
Henrique De Oliveira Prata Mendonça
Luisa Del Carmen Barrett Reina
Rodinei Augusti
Viviane Dias Medeiros Silva
Júlio Onésio Ferreirelo Melo
02/04/2022
72-83
3
A pimenta-do-reino (Piper nigrum L.) é uma das especiarias mais populares do mundo e além de ser utilizada como condimento, possui diversos compostos que lhe conferem propriedades medicinais. Diante disso, o objetivo desse estudo foi investigar o perfil químico dos compostos orgânicos voláteis (COVs) presentes na pimenta-do-reino. Utilizou-se o método de microextração em fase sólida em modo headspace (HS-SPME), empregando a fibra polidimetilsiloxano-divinilbenzeno (PDMS/DVB) para a extração dos COVs. Nessa extração foram empregados 2g das sementes de amostra, previamente triturados em um moinho analítico, e colocados em frasco de headspace de 20 mL. A adsorção dos compostos foi realizada a uma temperatura de 60 ºC por 20 min, com a fibra PDMS/DVB exposta, após a extração, a dessorção foi realizada no injetor do cromatógrafo a gás acoplado à espectrometria de massas (CG-MS), onde a fibra ficou exposta por 5 min. A identificação dos COVs foi realizada por meio da comparação dos espectros de massa obtidos com os dados da biblioteca NIST. Foram encontrados 16 COVs nas amostras de pimenta-do-reino, classificados entre monoterpenos, sesquiterpenos e um alcaloide. Os COVs com maiores concentrações foram carnegino (36,32%), beiereno (30,84%), α-gurjuneno (6,10%) e 1R,4S,7S,11R-2,2,4,8-Tetrametiltriciclo [5.3.1.0 (4,11)]undec-8-eno (6,10%). Conclui-se que o método HS-SPME foi eficiente na extração de compostos voláteis da pimenta-do-reino contribuindo para um maior conhecimento do perfil químico dessa especiaria, e na prospecção de potencialidades farmacológicas, gastronômicas e industriais.
Ler mais...Piper nigrum, Piperaceae, Cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas, Microextração em fase sólida em modo headspace.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.