EFEITO SUPRESSOR DE ADUBOS VERDES CONSORCIADOS COM QUIABEIRO SOBRE PLANTAS ESPONTÂNEAS
EFEITO SUPRESSOR DE ADUBOS VERDES CONSORCIADOS COM QUIABEIRO SOBRE PLANTAS ESPONTÂNEAS
Maria Rosangela Malheiros Silva
Maria José Pinheiro Corrêa
Raimundo Nonato Viana Santos
Luciana Lins Oliveira Santos
06/09/2022
1134-1142
79
Adubos verdes consorciados com quiabeiro diminuem a competição das plantas espontâneas sobre a cultura. A pesquisa objetivou avaliar a supressão dos adubos verdes consorciados com quiabeiro sobre as plantas espontâneas. O delineamento foi em blocos casualizados com cinco tratamentos e quatro repetições: quiabeiro consorciado com Crotalaria juncea (QCJ), com mucuna cinza (QMC), com feijão caupi (QFC), com Feijão guandu anão (QGA) e uma testemunha controle, quiabeiro com vegetação espontânea (QVE). Avaliou-se a massa seca da parte aérea e o efeito relativo do vizinho (RNE) das plantas. Os adubos verdes reduziram de 46,26 a 68,51% a biomassa total do grupo botânico das eudicotiledôneas. O RNE foi maior com as plantas espontâneas eudicotiledôneas (0,462 a 0,685) que com as monocotiledôneas (0,006 a 0,303). Os adubos verdes consorciados com quiabeiro apresentam elevada habilidade competitiva com as plantas espontâneas do grupo botânico das eudicotiledoneas, principalmente a Crotalaria juncea e constituem uma alternativa para reduzir a competição das plantas espontâneas com a cultura.
Ler mais...Abelmoschus esculentus L. Moench; efeito relativo do vizinho;competição; plantas de cobertura; vegetação espontânea.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.