DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA DISBIOSE: REVISÃO SISTEMÁTICA
![](assets/images/openaccess.jpg)
![](https://downloads.editoracientifica.com.br/images/202008/1598926360_Livro 5- Saude em Foco - Volume 1 - 200x300.png)
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA DISBIOSE: REVISÃO SISTEMÁTICA
Caroline Lobato Pantoja
Paula Lavigne de Sousa Costa
Tabata Valéria Leão Barros
Ana Carolina Cunha Costa
Monique Almeida Hingel Andrade
Victor Vieira Silva
Ana Paula Santos Oliveira Brito
Hamilton Cezar Rocha Garcia
Andrew Silva Matos
Andrey Almeira Carneiro
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
10/09/2020
676-686
52
Objetivo: Revisar a literatura a fim de reunir informações atualizadas quanto ao diagnóstico e às condutas terapêuticas disponíveis na disbiose intestinal. Métodos: Foram utilizadas informações obtidas a partir de buscas feitas nas bases de dados BIREME, LILACS, MEDLINE e PUBMED, utilizando como descritores os termos “Disbiose”, “Transplante de microbiota fecal” e “Síndrome disabsortiva”, com as opções em inglês, português, espanhol e francês, tendo sido empregado o boleano AND. Além disso, foram excluídos do trabalho os artigos publicados há mais de 6 anos, tendo sido encontrados 20 artigos aptos para serem abordados. Vale ressaltar que 18 artigos foram publicados nos últimos 5 anos e apenas 2 artigo foi publicado nos últimos 6 anos. Resultados: Foram coletados 20 artigos em que 9 autores discutiram sobre o tratamento com probióticos, 5 discutiram sobre o tratamento por meio do transplante da microbiota fecal, 5 autores discutiram sobre o tratamento da disbiose com prebióticos, 3 abordaram sobre o tratamento com antibióticos e 3 explicaram sobre o tratamento por meio da suplementação de glutamina. Conclusões: São necessárias maiores pesquisas e estudos sobre o tratamento utilizado na disbiose intestinal para que se tenha uma padronização da técnica.
Ler mais...“Disbiose”, “Transplante de microbiota fecal” e “Síndrome disabsortiva”
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.