DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO DESAFIO PARA A GESTÃO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO DESAFIO PARA A GESTÃO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS
Geisa Meirelles Drumond
Jussara Moore de Figueiredo
Mirian Picinini Méxas
16/02/2022
2172-2181
172
Objetivo: As bibliotecas devem incluir práticas sustentáveis em seu planejamento, sendo o desenvolvimento sustentável um desafio para a gestão. Sendo assim, o objetivo deste estudo é identificar práticas sustentáveis nas bibliotecas universitárias das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), localizadas no estado do Rio de Janeiro, tendo como parâmetros os relatórios de gestão das IFES e as práticas de sustentabilidade identificadas na literatura. Método: Neste estudo, adotou-se a pesquisa exploratória e documental como abordagem metodológica. As fontes principais de consulta foram a base Scopus e os relatórios de gestão de 2017. Resultados: Após análise dos resultados, evidenciou-se que as IFES têm se empenhado em desenvolver programas de sustentabilidade socioambiental, porém a participação das bibliotecas no desenvolvimento desses programas ainda é pouco expressiva. Conclusão: Espera-se que as bibliotecas assumam papeis mais atuantes e incluam em seu planejamento práticas sustentáveis, tendo como referência os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da agenda 2030.
Ler mais...Bibliotecas sustentáveis, Desenvolvimento sustentável, Gestão de bibliotecas universitárias, Objetivos de desenvolvimento s.ustentável.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.