DESENVOLVIMENTO E ACEITAÇÃO SENSORIAL DE EMPANADO DE FRANGO DO TIPO NUGGETS COM SUBSTITUIÇÃO DE PROTEÍNA DE SOJA POR FARINHA DE FEIJÃO CAUPI (VIGNA UNGUICULATA)
DESENVOLVIMENTO E ACEITAÇÃO SENSORIAL DE EMPANADO DE FRANGO DO TIPO NUGGETS COM SUBSTITUIÇÃO DE PROTEÍNA DE SOJA POR FARINHA DE FEIJÃO CAUPI (VIGNA UNGUICULATA)
João Trajano da Silva Junior
Bruna Raminelli de Oliveira
Anne Beatrice da Silva
Rúbner Gonçalves Pereira
19/09/2020
157-168
10
A legislação brasileira para o setor de derivados cárneos permite a adição de proteínas não cárneas em alguns produtos, sendo a proteína de soja a mais adicionada. Apesar da viabilidade técnica e econômica, a soja possui sabor e aroma característicos, que podem causar estranhamento ao paladar. Assim, outras proteínas podem ser utilizadas, sejam de origem animal (caseinatos, proteínas do soro de leite e ovalbumina) ou de origem vegetal (trigo, aveia, grão de bico e feijões). O feijão caupi tem potencial, pois corresponde a aproximadamente 20% da produção total de feijões do país, além de possuir baixo custo de cultivo e produção. Como a literatura aponta que essa leguminosa possui alto valor nutritivo, benefícios tecnológicos e sensoriais, o objetivo deste trabalho foi substituir a proteína de soja por farinha de feijão caupi nas formulações empanado de frango. Para o desenvolvimento dos empanados com feijão caupi (EF) e com soja (controle: ES), os ingredientes da formulação foram misturados, a massa foi moldada, empanada, pré-frita e congelada até o momento das análises. A caracterização físico-química da farinha e dos empanados consistiu nas determinações de pH e atividade de água e dos teores de umidade, cinzas, lipídeos e proteínas. A avaliação sensorial consistiu nos testes de diferença do controle e de intenção de compra. Verificou-se que a aplicação de farinha de feijão caupi foi eficaz no caráter tecnológico e nas características físico-químicas dos empanados. Nos testes sensoriais, os provadores perceberam diferença entre EF e ES (p<0,05), mas pela característica do teste não se sabe em quais atributos. Além disso, nos testes de intenção de compra, ES obteve 84% de aceitação, enquanto que que EF teve resultado insatisfatório, com apenas 36%. Dessa forma, são necessários mais estudos a fim de se otimizar a formulação em termos de todos os atributos sensoriais
Ler mais...Feijão-fradinho; Proteína Vegetal; Desenvolvimento de produto
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: TÓPICOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS - VOLUME 2
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.