CORRELAÇÕES ENTRE GOVERNO ELETRÔNICO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLÓGICAS: DIAGNÓSTICO A PARTIR DO HISTÓRICO DE POLÍTICAS BRASILEIRAS DE INOVAÇÃO (2000-2025)

Code: 250820012
Downloads
0
Views
8
Compartilhe
Título

CORRELAÇÕES ENTRE GOVERNO ELETRÔNICO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLÓGICAS: DIAGNÓSTICO A PARTIR DO HISTÓRICO DE POLÍTICAS BRASILEIRAS DE INOVAÇÃO (2000-2025)

Autor(a):
  • José Henrique Martins de Araújo

DOI
  • DOI
  • 10.37885/250820012
    Publicado em

    05/11/2025

    Páginas

    316-345

    Capítulo

    22

    Resumo

    Governos têm à disposição deles as TICs como instrumentos para promoverem estratégias de desenvolvimento nacional, o que ressalta a importância de situar estudos de governo eletrônico (e-gov) para a compreensão e a consolidação de políticas públicas que, não apenas reforcem a melhoria e a expansão das infraestruturas de telecomunicações, mas, também, promovam políticas de educação orientadas às inovações e políticas tecnológicas com um direcionado mais explícito às estratégias de e-gov. Espera-se, assim, reforçar correlações entre políticas educacionais e tecnológicas para a consolidação de projetos de e-gov; conceito este que representa o uso das TICs pela Administração Pública para melhorar a eficiência na prestação de serviços públicos, tornando-os mais orientados às necessidades dos cidadãos. Conforme histórico das políticas tecnológicas no Brasil, especialmente na época de consolidação do e-gov, foram verificadas inconstâncias ou pouca efetividade destas iniciativas no decorrer dos anos. Contrapondo-se este histórico com o diagnóstico das estratégias de e-gov, observa-se um vácuo de políticas públicas – em especial, políticas educacionais e tecnológicas – que sejam mais explicitamente vinculadas às estratégias governamentais que intentam favorecer a consolidação deste modelo de Gestão Pública no Brasil, problema este que a Nova Indústria Brasil (NIB) pode tentar sanar. Dado este contexto, recomenda-se que as estratégias de e-gov, ou delimitem explicitamente, nos seus respectivos escopos, políticas educacionais ou tecnológicas que favoreçam inovações tecnológicas digitais, ou demandem políticas públicas acessórias que concretizem estes objetivos.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Governo eletrônico; Políticas públicas; Política tecnológica; Política educacional

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH XXI

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    PlumX