CONFIGURAÇÃO SOCIOESPACIAL DAS CADEIAS PRODUTIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA NA AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE DE CIRCUITOS, REDES E CAPITAIS.



CONFIGURAÇÃO SOCIOESPACIAL DAS CADEIAS PRODUTIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA NA AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE DE CIRCUITOS, REDES E CAPITAIS.
Reinaldo Corrêa Costa

12/11/2025
44-65
3
A Amazônia no século XXI se apresenta como um dos palcos mais complexos e decisivos do Brasil e do planeta, onde se entrelaçam, de forma contraditória, os imperativos globais da acumulação de capital, as urgências ambientais de escala planetária e as resistências tenazes de modos de vida historicamente produzidos. Compreender a dinâmica (ambiental, política, social e econômica) desta região exige muito mais do que a aplicação de modelos teóricos universais; demanda uma composição teórica sensível às suas especificidades, capaz de identificar e analisar a intrincada teia de relações que conectam a floresta, os rios, as cidades aos diversos grupos e classes sociais. Este capítulo se propõe a realizar esta composição, tomando como fio condutor as cadeias produtivas da agricultura familiar camponesa – não como um mero segmento econômico, mas como um fenômeno socioespacial total –, analisadas por meio de um diálogo teórico a partir de pensadores contemporâneos.
Ler mais...Amazônia; cadeias produtivas; agricultura familiar camponesa
CADEIAS PRODUTIVAS DA BIODIVERSIDADE: DAS ROÇAS AOS MERCADOS
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

