CONDIÇÕES HIGIENICOSSANITÁRIAS DE QUEIJOS MINAS FRESCAL COMERCIALIZADOS EM FEIRAS LIVRES DE VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO
CONDIÇÕES HIGIENICOSSANITÁRIAS DE QUEIJOS MINAS FRESCAL COMERCIALIZADOS EM FEIRAS LIVRES DE VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO
Gabriela Daher Cavalcanti
Jhenifer Souza Couto Oliveira
Jackline Freitas Brilhante de São José
19/09/2020
11-22
1
O queijo Minas frescal, é nutritivo, com reduzido teor de gordura e sal quando comparado a outros tipos de queijos. Atualmente é o 4º queijo mais consumido no Brasil sua comercialização em feiras livres é uma prática comum e é usualmente exposto a condições higiênicossanitárias inadequadas. Devido às características físico-químicas e a excessiva manipulação, este queijo é suscetível ao crescimento de microrganismo, o que pode proporcionar a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar as condições de comercialização bem como a qualidade microbiológica de queijos Minas Frescal em feiras livres de Vitória-ES. Conduziu-se estudo transversal, exploratório, laboratorial e descritivo, no qual foram avaliadas as condições de comercialização e a qualidade microbiológica de 9 amostras de queijos tipo Minas frescal. Os microrganismos avaliados foram coliformes a 35°C, Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Salmonella sp. Foi constatado que os queijos Minas frescal são comercializados em condições que favorecem a contaminação e multiplicação de microrganismos. Das amostras analisadas, 77,8% apresentaram contagem acima do estipulado. Para Staphylococcus aureus, 100% dos queijos apresentaram contagem acima dos limites exigidos na legislação para estafilococos. No entanto, observou-se ausência de Salmonella sp. em todas as amostras. Conclui-se que os queijos Minas frescal são comercializados em condições inapropriadas e apresentaram contagens microbiológicas que indicam que os mesmos estavam impróprios para o consumo.
Ler mais...Produtos lácteos, Qualidade microbiológica, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, controle de qualidade, segurança dos alimentos
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: TÓPICOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS - VOLUME 2
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.