CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO DE CASO DA MICRORREGIÃO DE BLUMENAU



CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO DE CASO DA MICRORREGIÃO DE BLUMENAU
Valdir Da Silva
Valmor Schiochet

01/10/2022
121-133
8
O texto aborda a crise da pandemia de coronavírus por meio de uma busca bibliográfica, seguido de uma avaliação das condições de trabalho dos profissionais da saúde da microrregião de Blumenau. Sendo assim, através dos dados da Rais analisamos os vínculos dos profissionais de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e os Técnicos e Técnicas em Enfermagem, que se constituem em atores importantes da frente de trabalho no atendimento das vítimas da Covid-19. O estudo foi dividido em quatro partes, iniciando pela introdução ao debate, que busca a contextualização da crise da Covid-19, na sequência faz-se uma discussão sob o ponto de vista de algumas dimensões: a dimensão política, a dimensão no mundo do trabalho para fins econômicos e a dimensão do mundo do trabalho no setor de saúde. Será que a política atual contribui para diminuir a crise? A economia foi afetada somente após a crise? Em que contexto os profissionais da saúde enfrentam a crise?
Ler mais...Microrregião de Blumenau, Médicos e Médicas, Enfermeiros e Enfermeiras, Fisioterapeutas, Técnicos e Técnicas em Enfermagem.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.