COMPORTAMENTO DA ATIVIDADE FÍSICA NAS REDES DE ENSINO
![](assets/images/openaccess.jpg)
![](https://downloads.editoracientifica.com.br/images/202011/1604486311_Livro 28 - Desenvolvimento da Criança e do Adolescente -Volume 1 - 200x300.png)
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
COMPORTAMENTO DA ATIVIDADE FÍSICA NAS REDES DE ENSINO
Josivana Pontes dos Santos
Caroline Lopes Vieira
Luciana Botelho Praça Melo
Marcelo Tiago Balthazar Corrêa
Daniel Delani
Luis Gonzaga de Oliveira Gonçalves
Kátia Fernanda Alves Moreira
Paulo Renato Vitória Calheiros
Orivaldo Florêncio de Souza
Edson Dos Santos Farias
![](assets/images/crossref-logo-100.png)
04/11/2020
392-408
25
Objetivo: Verificar o comportamento dos níveis de atividade física das redes de ensino e seus fatores associados. Métodos: Estudo transversal realizado com 3620 escolares, pública 2191 e particular 1429. A variável autorreferida à exposição ao desfecho foi a inatividade física. Os fatores associados ao comportamento inativo foram verificados pela regressão logística múltipla. As variáveis independentes foram inseridas no modelo em blocos hierarquizados. Resultados: A prevalência geral de comportamento inativo foi de 35,7%, escola pública foi de 46,9% e particular 29,0%. Os fatores associados ao comportamento de chances para a inatividade física foram: sexo feminino (OR=1,26), grupo etário de adolescentes (OR=1,52), classe econômica (OR=1,48), grau de ensino médio (OR=1,27), frente a tela do computador (OR=1,26), deslocamento para escola motorizado (OR=1,25), consumir refrigerante por igual ou mais de uma vez ao dia (OR=1,25), ter excesso de gordura (OR=1,23) e percepção de saúde negativa (OR=1,95). Conclusão: A prevalência de comportamento inativo foi alta em estudantes adolescentes. Considerando que o comportamento inativo adotado durante a infância e adolescência pode permanecer nos anos posteriores, sugere-se a promoção de ações para a modificação de comportamento visando a melhoria da saúde e qualidade de vida.
Ler mais...Adolescente. Atividade Motora. Escola.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.