COMO AS RELAÇÕES SOCIAIS MOLDAM DIFERENTES TEORIAS DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA: UMA REVISÃO NARRATIVA

Code: 211006376
Downloads
19
Views
268
Compartilhe
Título

COMO AS RELAÇÕES SOCIAIS MOLDAM DIFERENTES TEORIAS DA ESTRATÉGIA COMPETITIVA: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores:
  • Maryele Lázara Rezende

  • Gilmara Martins de Oliveira

  • Ana Carolina Alves Rodrigues Naves

  • José Elenilson Cruz

DOI
  • DOI
  • 10.37885/211006376
    Publicado em

    01/12/2021

    Páginas

    81-93

    Capítulo

    5

    Resumo

    A partir de 1980 as relações sociais passaram a fazer parte das teorias sobre estratégias competitivas das organizações e romperam com a visão exclusivamente econômica das estratégias, lançando um olhar sociológico sobre os grupos de organizações. Logo, o objetivo deste trabalho é avaliar como as relações sociais influenciam nas teorias sobre estratégias competitivas organizacionais. Para atingir esse objetivo, será avaliado em uma revisão narrativa da literatura como a taxonomia dos grupos possibilita uma diversidade de uso de aplicações das teorias. Verificou-se que elementos como tamanho e heterogeneidade/homogeneidade do grupo implica na análise e identificação de teorias que podem ser melhor aplicadas aos grupos. Logo, grupos grandes e heterogêneos, obtêm respostas para problemas de agência e coordenação em teorias com ECT, VBR, APL´s e Redes, e grupos pequenos obtém respostas mais eficientes a partir de teorias de ações coletivas.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Abordagem em Redes, Ações Coletivas, Arranjos Produtivos Locais, Economia dos Custos de Transações, Visão Baseada em Recursos.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.