CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA



CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA
Daniela Leite Garcia da Silva
Natália de Magalhães Ribeiro Gomes
Rosiane Azevedo Faleiro Rodrigues
Nayara Maurilio Nunes Dias
Maria Odete Pereira

28/02/2025
228-249
15
Objetivos: capacitar enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e uma fisioterapeuta do Núcleo Ampliado de Saúde da Família de Carmópolis de Minas/MG, para realizar a Terapia Comunitária Integrativa na Atenção Primária à Saúde, visando acolher e apoiar o tratamento de usuários com sofrimento psíquico. Método: o estudo, qualitativo e interpretativo, foi realizado entre 2020 e 2021, com a participação de seis enfermeiros e um fisioterapeuta. Foram realizadas 13 rodas de terapia comunitária, com observação participante e análise das falas dos participantes por meio da análise de conteúdo. A avaliação se deu por meio de formulários eletrônicos e grupo focal. Resultados: após a capacitação, os profissionais se sentiram preparados para continuar as rodas de terapia comunitária, como parte da política pública de saúde mental. Embora alguns enfrentassem dificuldades, como baixa comunicação e resistência ao trabalho coletivo, reconheceram melhorias em suas habilidades. Conclusão: apesar das resistências iniciais, os profissionais estavam aptos a implementar a terapia comunitária nas Unidades Básicas de Saúde, tornando-a uma intervenção eficaz para promover a saúde mental no município. O estudo destacou a importância das rodas de conversa, na perspectiva da terapia comunitária integrativa, tanto para os profissionais, quanto para os usuários, que se engajaram no processo.
Ler mais...Diagnóstico Situacional; Terapia Comunitária Integrativa; Saúde Mental; Promoção da saúde; Atenção Primária à Saúde
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.