CAPACIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DA ATENÇÃO HOSPITALAR NOS SISTEMAS DE SAÚDE BRASILEIRO E PORTUGUÊS
CAPACIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DA ATENÇÃO HOSPITALAR NOS SISTEMAS DE SAÚDE BRASILEIRO E PORTUGUÊS
Thadeu Borges Souza Santos
Isabela Cardoso de Matos Pinto
Zulmira Hartz
Silvana Lima Vieira
31/07/2021
89-105
6
Objetivo: Analisar capacidade de implementação da política de atenção hospitalar brasileiro e português. Métodos: Pesquisa qualitativa, cujo resultados apresentados ilustram potencialidades dos instrumentos de entrevistas semiestruturadas, análise documental normativa e referencial teórico fundamentado no Ciclo da Política Pública e Triangulo de Ferro de Matus. Como efeito de validação da potencialidade da triangulação para análise de implementação de política pública, aplica-se a metodologia aos casos dos Sistemas Nacionais de Saúde brasileiro e português. Resultados: A implementação é etapa complexa do ciclo da política, tendo sido relevante potencializar sua análise frente a agenda de prioridades, prestação de contas e gestão por operações. Através da linha do tempo normativo-legal, reconheceu influência dos períodos de governos centralizadores, processos de redemocratização e reestruturação do modelo assistencial para com a política de atenção hospitalar nos sistemas nacionais de saúde. Empiricamente, as entrevistas apontaram desafios agudos, tais como: infraestrutura, gestão de leitos e de pessoal, autonomia gestora, execução financeira e ampliação da rede assistencial. Conclusão: A triangulação teórico-metodológica potencializou a pesquisa qualitativa, apontando estratégias de enfrentamentos para implementação da atenção hospitalar nos sistemas de saúde brasileiro e português, elevando a análise sobre políticas públicas de saúde.
Ler mais...Políticas Públicas de Saúde, Planejamento Hospitalar, Gestão em Saúde, Hospitais Públicos, Métodos de Análise.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.