BREVES APONTAMENTOS SOBRE AS POLÍTICAS NACIONAIS A PARTIR DOS ANOS 90 E SUAS CONSOLIDAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES.
BREVES APONTAMENTOS SOBRE AS POLÍTICAS NACIONAIS A PARTIR DOS ANOS 90 E SUAS CONSOLIDAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES.
Liz Daiana Tito Azeredo Da Silva
Eliana Crispim França Luquetti
31/10/2022
41-48
3
A presente pesquisa visou refletir sobre os incentivos das políticas educacionais no campo da formação docente, especificamente a partir dos anos 90.Para desenvolver tal proposta, recorremos a dispositivos legais, a saber, as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Conselho Nacional de Educação, e como suporte teórico, nos fundamentamos nos estudos de GATTI (2013), VALENTE (2015),PIMENTA (2014), dentre outros, na perspectiva de constituir o bojo da pesquisa no que diz respeito à formação de professores e principalmente as atuais tendências e desafios em relação a esta questão. Para isso, é preciso entender de que forma essas ações dão suporte aos futuros profissionais, pois dialogando com o pensamento de Gatti, em dos seus discursos proferidos durante o III Simpósio sobre ensino de Didática do LEPED, ocorrida em maio de 2016“[...] falta articulação política para mudar a condição do professor no Brasil [...]”.A pesquisa pretendeu também, mobilizar políticas educacionais já existentes a serviço da melhoria da educação, nesse sentido foram investigadas as relações entre teoria e prática em suas diferentes perspectivas, agregando com os saberes culturais escolares.
Ler mais...Formação docente, Educação Superior, Percurso político.
DEBATES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SABERES, EXPERIÊNCIAS E TENDÊNCIAS
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.