BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO CONSERVADOR DE AMELOBLASTOMA UNICÍSTICO DE GRANDES PROPORÇÕES EM MANDÍBULA: RELATO DE CASO
BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO CONSERVADOR DE AMELOBLASTOMA UNICÍSTICO DE GRANDES PROPORÇÕES EM MANDÍBULA: RELATO DE CASO
Laiz Moreira de Paula
Lucas Teixeira Brito
Flavia Andrezza Gomes Alves
31/07/2021
44-54
4
O ameloblastoma é um tumor odontogênico benigno que pode ser altamente invasivo e agressivo. Ocorre frequentemente na mandíbula de pacientes jovens. A descompressão cirúrgica seguida de enucleação é comumente utilizada como forma de tratamento conservador dessa lesão. O objetivo desse capítulo é apresentar os benefícios do tratamento conservador e a possibilidade de sua realização nos casos de ameloblastomas unicísticos, com o intuito de conservar os tecidos moles, ósseos e dentários, eliminar a desconfiguração facial, preservar a capacidade mastigatória e a reduzir as consequências psicossociais para o paciente. Dessa forma, será relatado o caso clínico de um paciente do sexo masculino, 19 anos de idade, que foi diagnosticado com ameloblastoma unicístico do tipo intraluminal de grandes proporções em mandíbula, em que o tratamento proposto foi a descompressão cirúrgica por 12 meses seguida da enucleação da lesão e osteotomia periférica. Após 12 meses de proservação, o paciente encontra-se em acompanhamento sem evidências de recidiva da lesão.
Ler mais...Ameloblastoma, descompressão cirúrgica, tratamento conservador, neoplasias maxilomandibulares, osteotomia mandibular.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.