BENEFÍCIOS DO CONSUMO DO CHOCOLATE AMARGO NO ALIVIO DOS SINTOMAS OCASIONADOS PELA SÍNDROME DA TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL: UMA REVISÃO DESCRITIVA DA LITERATURA (1997-2021)
BENEFÍCIOS DO CONSUMO DO CHOCOLATE AMARGO NO ALIVIO DOS SINTOMAS OCASIONADOS PELA SÍNDROME DA TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL: UMA REVISÃO DESCRITIVA DA LITERATURA (1997-2021)
Lilian Caroline Santos Medeiros
Thais Ranielle Souza De Oliveira
30/03/2023
147-158
12
Objetivo: Descrever através de uma revisão narrativa da literatura os benefícios do consumo do chocolate amargo no alívio dos sintomas causados pela Síndrome da tensão pré-menstrual (STPM). Métodos: Foi realizado um levantamento de artigos tanto em português quanto em inglês no período de 1997 a 2021, obtidos nas bases de dados Scientific Eletrônic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, National Library of Medicine (PubMed), ScienceDirect no mês de setembro de 2022, utilizando os seguintes descritores: Chocolate, cacau, serotonina, tensão pré-menstrual, TPM, triptofano. Resultados: A amostra foi composta por doze artigos. Quatro discutiam sobre a redução do desejo compulsivo por doces, três sobre as dores ocasionadas pelo período da STPM e cinco sobre os descontroles emocionais devido ao baixo nível de serotonina encontrado no corpo durante o período. Considerações finais: Evidencia-se que os assuntos relacionados ao tratamento dos sintomas da STPM são pouco estudados e encontrados de forma segregada.O chocolate amargo possui diversos benefícios nos sintomas causados pela STPM devido seus compostos, como o triptofano e as metilxantinas.
Ler mais...Chocolate, Cacau, Serotonina, Tensão pré-menstrual, TPM, Triptofano.
CIÊNCIAS DA SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM PESQUISA - VOLUME 2
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.